LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO

LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO

Programa de Infraestrutura e PDI, para implantação de um laboratório para simulação das condições operacionais de exploração de petróleo no pré-sal, abrangendo poço e superfície, para realizar testes de qualificação e validação de equipamentos e sistema em escala real.

Desafios e Soluções

Os desafios tecnológicos para a produção de petróleo no pré-sal brasileiro estão se tornando mais complexos, exigindo equipamentos e processos mais robustos que suportem condições extremas não contempladas pelas normas da API. A exploração e produção nesse cenário demandam tecnologias avançadas e equipamentos inteligentes, com sistemas eletrônicos e mecânicos sensíveis, tanto na completação e produção de poços quanto em processos de downstream. As operações podem alcançar pressões de até 7.500 psi e temperaturas de 150°C, com altas vazões de líquido e gás. Centros de pesquisa internacionais não têm infraestrutura para reproduzir essas condições do pré-sal brasileiro, limitando a capacidade de testes integrados.

Para atender a esta demanda tecnológicas do pré-sal, a PETROBRAS e o SENAI CIMATEC estabeleceram uma parceria para criar o Hub de Óleo e Gás, um centro de testes e P&D localizado no SENAI CIMATEC PARK, em Camaçari – BA. Este hub terá infraestrutura avançada, incluindo laboratórios de qualificação, unidades de processamento primário e de elevação e escoamento, permitindo testes integrados de equipamentos de poço e desenvolvimento de tecnologias específicas para exploração e produção em condições do pré-sal. Além de impulsionar a inovação no setor, o hub terá capacidade estratégica para apoiar a descarbonização e estará aberto a empresas e instituições do setor de óleo e gás.

Inovações Aplicadas

Um centro de testes e desenvolvimento (P&D) para equipamentos de petróleo e gás, com infraestrutura para simular condições extremas do pré-sal, com capacidade de realizar testes em condições próximas às do pré-sal, com pressão, temperatura e vazões elevadas.

Laboratórios que realizarão testes de performance e confiabilidade em unidades de Processamento Primário, Elevação e Escoamento.

O Hub desenvolverá tecnologias voltadas para a descarbonização, alinhando-se com políticas de emissão zero de CO₂.

O Hub será acessível para empresas de diversos setores e países, incluindo operadores de petróleo, centros de pesquisa e universidades. Parceiros Envolvidos

Fortalecimento da capacidade de inovação tecnológica do Brasil, transformando-o em um polo global de P&D e qualificação no setor de óleo e gás.

Parceiros Envolvidos

Interessado em colaborar?

Entre em contato!