UTPGN

UTPGN

Realizar pesquisas visando a otimização do processo de remoção de contaminantes do gás natural em unidade piloto flexível, abarcando um sistema de preparação de gás natural sintético, compatível com os dados de vazão de pressão aplicados no Pré-Sal Brasileiro.

Desafios ee Soluções

Para atingir alguns dos objetivos citados no Projeto de P&D proposto neste documento, será utilizada uma infraestrutura a ser instalada no CIMATEC Park, que incluirá uma Microrrede conectada à rede elétrica e composta por usina fotovoltaica (FV) e sistema de bateria para armazenamento de energia elétrica (BESS, Battery Energy Storage System); uma Planta para Produção e Armazenamento de Hidrogênio, composta por eletrolisador, buffer, compressor, sistema de resfriamento e tanque de armazenamento; e um Laboratório de Testes com Hidrogênio Verde composto por estação de abastecimento para veículos movidos a hidrogênio, e estruturas para combustão e para conversão de hidrogênio em amônia. Ademais, além do investimento da Petrogal com recursos provenientes da Cláusula de Participação Especial da ANP, o projeto contará com outra fonte de financiamento oriunda da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) para a realização de alguns dos estudos propostos.

utpgn

Dessa forma, é essencial a busca por soluções que apresentem maior eficiência na separação e que reduzam custos de operação e emissões associadas ao processo. Com o avanço das tecnologias de tratamento associado a crescente procura, empresas estão investindo no processamento dos gases de baixa qualidade, removendo diversas impurezas para atingir às especificações impostas pelo mercado.

O fator que mobiliza a execução do presente projeto é a necessidade de atendimento a demanda de testes de processamento primário do GN através da implementação de uma Planta Piloto de Processamento de Gás Natural (UTPGN), flexível operacionalmente, que embarque sistemas de purificação por adsorção e por membranas com a possibilidade de integração de novas tecnologias.

utpgn-2

Inovações Aplicadas

Destaca-se que o sistema de teste de adsorventes será responsável por testar diferentes sólidos adsorventes para remoção de H2S e H2O de correntes de GN contendo diferentes teores de CO2, avaliando a sua capacidade de adsorção e resistência destes materiais. O sistema de testes de membranas será responsável por avaliar o desempenho de membranas em escala comercial para tratamento do GN, envolvendo a remoção de CO2, H2S, H2O e hidrocarbonetos pesados, além de identificar as condições ótimas de operação. Por último, o sistema externo tem como objetivo testar diferentes tecnologias fornecidas pelos clientes, integrando-se com os demais sistemas da UTPGN.

Uma das lacunas no desenvolvimento e validação de tecnologias é ter infraestrutura que simule o ambiente operacional. Assim sendo, esse projeto tem como objetivo viabilizar uma infraestrutura de testes, em ambiente relevante, variando condições operacionais próximas das unidades reais, para coleta de dados de processos, bem como, modelos de confiabilidade do sistema e modelos fenomenológicos das principais unidades de processamento da unidade.

Parceiros Envolvidos

logo-petrobras
logo-anp
swiper-ut-1
swiper-ut-2
swiper-ut-3
swiper-ut-4
swiper-ut-1
swiper-ut-2
swiper-ut-3
swiper-ut-4

Interessado em colaborar?

Entre em contato!